segunda-feira, 19 de junho de 2023

Fuja das vaidades!

 Viana Visão

A vida por razões naturais, nos faz ser observador principalmente no campo perigoso das vaidades. Em uma manhã suave e tranquila, um saudoso amigo mim disse. “Sua jornada moldou você para seu bem maior, e foi exatamente o que precisava ser. Não pense que você perdeu tempo, não existem atalhos para a vida. 

Foi necessária toda situação que você encontrou para o agora, e o agora é o momento certo.” Quem tem amizade sem esperar muito em troca, mesmo que passem semanas ou meses quando reencontra, é sempre a mesma alegria. Que consegue extrair o que temos de melhor apesar das nossas falhas. Neste caminho humilde da escrita, meus agradecimentos às pessoas sinceras. 

As minhas observações positivas interagem com a lealdade, escrevo tudo que sinto, e o que sinto é tudo que sou. Sou observador, com calma alegria e tristeza em dias de sol, ou  de chuvas. As preocupações fazem parte da caminhada, a realização é uma conquista sem vaidades. Vamos fazer o bem, independente do reconhecimento. 

A solidariedade não tem espaço para as vaidades pessoais. A vida é desafios constantes que devemos aproveitar de forma criativa, transformando em oportunidades até mesmo de sobrevivência. A verdadeira capacidade do ser humano não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de dificuldades e desafios

Reflexões

Gosto de leitura simples, devemos estar atentos quanto as vaidades que alimentamos dentro de nós, existem várias vaidades e dentre elas está à vaidade espiritual, que nos leva a um caminho triste e cheio de surpresas desagradáveis para nossa vida, porque toda vaidade é destrutiva e a espiritual não é diferente, pode destruir o nosso bom senso e toda a nossa paz interior. 

Sejamos vigilantes para não cairmos nas tentações das vaidades e para não cairmos nesse caminho sem volta, devemos aperfeiçoar as nossas virtudes e semear dentro de nós o amor fraterno, o respeito, a benevolência, a caridade sem interesses, e principalmente a humildade, tão falada e pouco praticada por nós. A pessoa vaidosa sente-se superior ao próximo, seja do ponto de vista intelectual ou físico. 

O vaidoso não hesita em destacar a sua suposta capacidade sempre que pode. Neste sentido, a vaidade esconde um sentimento de inferioridade e o desejo de ser aceito pelo outro. Não podemos esquecer que às vezes somos levados à queda, ninguém está livre de ser visitado pelas vaidades. Por isso a necessidade de estarmos sempre atentos e perseverantes! Autor: Viana Visão

Nossas aventuras!

 Viana Visão 

 

Cada um de nós temos na existência, no mínimo uma grande aventura. O segredo “da vida é reeditar essa aventura sempre que seja possível.” A minha aventura começou muito cedo, os laços familiares foram o inicio da aventura da minha existência com desafios constantes, que perduram até hoje. 

A fase sempre difícil foi compreender as razões de tantos desafios, e ter a coragem necessária para enfrentar minha realidade muito jovem. A aventura não depende apenas do encontro com o inusitado, ela é uma necessidade de sobrevivência com dignidade e respeito. 

Observe o raciocínio do cantor jamaicano Bob Marley. "Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos.” Acredito que aqui começa a realidade da aventura alucinada da sobrevivência, com dezenas de classes sociais que vergonhosamente não são classificadas e respeitadas. 

Principalmente em países do terceiro mundo, caso especifico do Brasil. A existência é uma aventura, de momentos impossíveis. A vida é uma aventura desafiadora, que se não for valorizada com persistência e entusiasmo nada vale! 

Reflexões

Podemos definir desafio como sendo uma aventura pelo que é desconhecido. Um desafio é uma situação, tarefa ou objetivo que requer esforço, habilidade, determinação ou criatividade para ser superado ou alcançado. Pode envolver a superação de obstáculos, a resolução de problemas complexos ou a realização de metas específicas. 

Os desafios podem ocorrer em várias áreas da vida, como pessoal, profissional, acadêmica, esportiva, entre outras. Os desafios podem ser vistos como oportunidades de crescimento e aprendizado, pois muitas vezes exigem que as pessoas saiam de suas zonas de conforto e desenvolvam novas habilidades ou abordagens para lidar com a situação. Eles podem variar em dificuldade e escala, desde desafios pequenos do dia-a-dia até grandes metas de longo prazo. 

Além disso, desafios podem ser individuais ou coletivos, e muitas vezes é parte integrante do processo de alcançar objetivos significativos na vida. Ao enfrentar desafios, as pessoas podem desenvolver resiliência, adquirir novos conhecimentos e habilidades, e descobrir novas maneiras de lidar com situações difíceis! Autor: Viana Visão


Pai do meu pai, mãe da minha mãe!

  Viana Visão

                                     Francisco Viana Castro. Lídia Monteiro Araújo

               Francisco Viana Filho. Carmelita Araújo Viana                  

Sou descendente da união familiar Viana Araújo. Pai do meu pai, mãe da minha mãe. As lembranças são surpreendentes, reflete imensas saudades marcantes. Os dias se tornam significativos, para minha experiência existencial. Sabe quando você deseja algo ligado à família, e de repente você comprova  que o elo familiar enobrece os nossos antepassados. 

A experiência da gratidão supera qualquer narrativa ou escrita. As minhas mãos paralisam no teclado, as lágrimas se confundem, na expressão do sentimento amor e respeito tão raro nas famílias de hoje. Às vezes chega uma mensagem familiar, que nos deixa bastante emotivo e naturalmente suspiramos. Ainda somos família, vamos enxugar as lágrimas em honra aos nossos antepassados. Tudo chega de maneira natural, até mesmo as tristes noticias. 

Tudo na evolução humana segue o curso natural. Há tempos atrás, fiz uma simples homenagem ao meu bisavô, sentir como se faltasse um complemento em relação à família. Os dias chegam com naturalidade oportuna, não posso negar que tudo tem seu tempo. 

A memória ancestral e familiar está sendo estudada há bastante tempo pela ciência. Muitos cientistas já afirmam que existe uma memória coletiva formada pelo material genético que herdamos de nossos antepassados, a qual vai sendo abastecida com experiências boas e ruins no curso de nossas vidas. Vamos todos unidos em um só propósito de gratidão honrar familiarmente nossos antepassados com humildade e respeito! 

Reflexões

Vamos refletir juntos. A jornada dos nossos antepassados, para  recebermos a vida de nossos pais. Reflete aproximadamente a onze gerações, dois mil e quarenta e oito ancestrais cerca de trezentos anos do nosso nascimento. Pense um instante, quantas lutas, quantas guerras, quantas dificuldades, quantas crianças abortadas ou natimortos, quanta fome, quantas tristezas e coisas difíceis, todos estes antepassados viveram. 

De onde vieram, e nesta conta não estão incluídos os irmãos, seus tios, seus tios avós. Os adotados, os excluídos por outro lado, quanta força, quanto amor, muitas alegrias e estímulos. Quanto instinto de sobrevivência, cada um deles teve dentro de si para que hoje nós estejamos aqui vivos. Nós só existimos graças a tudo o que cada um deles passou. Curve-se, reverencie seus antepassados a todos os ancestrais, sem vocês não teríamos o privilégio de conhecer o que é ter vida. 

Humildade familiar em  Carmem. "Honro a nossa família em gratidão a tudo, essa inspiração é nossa, guiada pelo nosso nível da espiritualidade". Somos agraciados pelo dom da escrita, seja ela como for, passamos a essência do eu. Isso basta, dedico a todos os descendentes. Filhos, primos e primas. 

Tão distantes até mesmo esquecidos e desconhecidos, mas a uma realidade imutável, estamos juntos no valoroso DNA. Meu reconhecimento e gratidão a todos os ancestrais da nossa origem. Sem eles  não teríamos o privilegio da  experiência da vida! Autor Viana Visão