segunda-feira, 19 de junho de 2023

Pai do meu pai, mãe da minha mãe!

  Viana Visão

                                     Francisco Viana Castro. Lídia Monteiro Araújo

               Francisco Viana Filho. Carmelita Araújo Viana                  

Sou descendente da união familiar Viana Araújo. Pai do meu pai, mãe da minha mãe. As lembranças são surpreendentes, reflete imensas saudades marcantes. Os dias se tornam significativos, para minha experiência existencial. Sabe quando você deseja algo ligado à família, e de repente você comprova  que o elo familiar enobrece os nossos antepassados. A experiência da gratidão supera qualquer narrativa ou escrita. As minhas mãos paralisam no teclado, as lágrimas se confundem, na expressão do sentimento amor e respeito tão raro nas famílias de hoje. Às vezes chega uma mensagem familiar, que nos deixa bastante emotivo e naturalmente suspiramos. Ainda somos família, vamos enxugar as lágrimas em honra aos nossos antepassados. Tudo chega de maneira natural, até mesmo as tristes noticias. Tudo na evolução humana segue o curso natural. Há tempos atrás, fiz uma simples homenagem ao meu bisavô, sentir como se faltasse um complemento em relação à família. Os dias chegam com naturalidade oportuna, não posso negar que tudo tem seu tempo. A memória ancestral e familiar está sendo estudada há bastante tempo pela ciência. Muitos cientistas já afirmam que existe uma memória coletiva formada pelo material genético que herdamos de nossos antepassados, a qual vai sendo abastecida com experiências boas e ruins no curso de nossas vidas. Vamos todos unidos em um só propósito de gratidão honrar familiarmente nossos antepassados com humildade e respeito! Autor: Viana Visão

Reflexões

Vamos refletir juntos. A jornada dos nossos antepassados, para  recebermos a vida de nossos pais. Reflete aproximadamente a onze gerações, dois mil e quarenta e oito ancestrais cerca de tresentos anos do nosso nacimento. Avós, Bisavós, Trisavós,  Tetravós, Pentavós, Hexavós, Heptavós, Octavós, Eneavós, Decavós. Pense um instante, quantas lutas, quantas guerras, quantas dificuldades, quantas crianças abortadas ou natimortos, quanta fome, quantas tristezas e coisas difíceis, todos estes antepassados viveram.  De onde vieram, e nesta conta não estão incluídos os irmãos, seus tios, seus tios avós. Os adotados, os excluídos por outro lado, quanta força, quanto amor, muitas alegrias e estímulos. Quanto instinto de sobrevivência, cada um deles teve dentro de si para que hoje nós estejamos aqui vivos. Nós só existimos graças a tudo o que cada um deles passou. Curve-se, reverencie seus antepassados. Gratidão a todos os ancestrais, sem vocês não teríamos o privilégio de conhecer o que é ter vida. Humildade familiar em  Carmem. "Honro a nossa família em gratidão a tudo, essa inspiração é nossa, guiada pelo nosso nível da espiritualidade". Somos agraciados pelo dom da escrita, seja ela como for, passamos a essência do eu. Isso basta, dedico a todos os descendentes. Filhos, primos e primas até o terceiro ou quarto grau. Tão distantes até mesmo esquecidos e desconhecidos. Mas a uma realidade imutável, estamos juntos no valoroso DNA. Meu reconhecimento e gratidão a todos os ancestrais da nossa origem. Sem eles  não teríamos o privilegio da  experiência da vida! Autor Viana Visão

4 comentários:

  1. Amei,a busca dos valor!
    O que fomos e o que somos!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo sua escrita, trazendo uma retrospectiva do passado familiar, reconhecendo o valor de cada caraterística de seus membros, quanto eles foram e são importantes na formação do nosso ser. Me fez recordar de muitos momentos gratificantes que foram se somando em vínculos de puro amor em histórias alegres, prazerosas e felizes. Nesse contexto serviram de base para constituir minha família atual, a qual tenho a honra de agradecer a meus pais, irmãos, avós, primos e tios. Quanta beleza!
    Meu abraço querido irmão, pela sensibilidade de voltar ao passado com emoções em profunda gratidão.
    Fran Teixeira

    ResponderExcluir
  3. Saudações especiais!
    Mais uma vez sinto-me honrado e gratificado em ser útil, sua luta e determinação ilumina minha mente. Aceite sempre minha admiração e gratidão, mais uma vez a humildade de suas palavras mostra o seu valor existencial!!

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!