quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Descendência!

 Viana Visão

Em uma visita a uma casa de idosos, fiquei impressionado com a triste realidade. Mas o que mais mim impressionou, foi uma resposta espontânea e objetiva. Perguntei a um idoso se ele gostava do abrigo, resposta rápida sim todos aqui é família, essa é nossa ultima residência. A conversa despertou minha curiosidade, e os filhos sempre visita você. Ele respondeu, não tenho filhos só descendentes. Levantei um pouco pensativo, e cheguei à conclusão ele tem razão. 

Quando fui agradecer a responsável do abrigo perguntei, os filhos sempre visitam os pais, resposta natural e calma os filhos são vocês que contribui para existência deles. A partir daquela data, quando mim pergunta se tenho filhos respondo tenho descendentes. Estou na fase do doutorado em idade, tenho setenta e dois anos sei o que significa descendência! Autor: Viana Visão

Reflexões

O que significa descendente. Podemos afirmar que se trata da origem, ou seja, ascendentes relacionados aos pais, avós e bisavós. Agora, descendência se refere àqueles que vierem depois de uma determinada pessoa, isto é, a prole. Assim sendo, representando esse conjunto, aparecem os filhos, netos, bisnetos, e assim sucessivamente. Ascendentes são as pessoas de quem se descende pai, mãe, avô. 

Descendentes são os que provêm de um progenitor comum, o qual, na ordem que se coloca na linha reta, que desce, sucede sempre o que lhe antecede filhos, netos. Irmãos são os parentes que, apesar de não descenderem um do outro. Constituem a prole familiar. Descartam-se, apenas, as relações de afinidade, como as figuras do pai ou da mãe de criação e outras correlatas! Autor: Viana Visão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!