sábado, 11 de fevereiro de 2023

Respeito e dignidade!

   Viana Visão

Respeito e dignidade é aceitar as pessoas como elas são. Existem pessoas que se acham melhores que os outros. E que por causa disso maltratam quem é diferente delas, ofendem e às vezes até dizem que os outros não têm os mesmos direitos. Um preconceito é um julgamento, geralmente negativo, que fazemos sobre outra pessoa sem realmente conhecê-la, a intolerância é uma falta de respeito. As pessoas podem ser discriminadas por sua idade, deficiência, origem, pensamento, raça, religião, gênero, idioma, cultura, entre outros motivos. Respeitar o outro significa, sobretudo, considerá-lo como um ser humano que tenha dignidade, sentimentos e emoções e que merecem ser tradados com consideração e respeito. A falta de respeito é uma forma de ausência de amor ao próximo.  Exigir respeito é exigir não ser tratado de qualquer jeito, e sim como um ser humano, que não deve ser humilhado ou exposto a constrangimento e ao ridículo. As últimas eleições mostra essa triste realidade, constrangimentos e agressividades e falta de respeito. Até quando a ignorância vai prevalecer em detrimento da dignidade! Autor: Viana Visão

Reflexões

Palavras de Mahatma Gandhi. "Senhor ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos fracos. Se me dás fortuna, não me tires a razão. Se me dás o sucesso, não me tires a humildade. Se me dás humildade, não me tires a dignidade. Não deixes que me torne orgulhoso se triunfo, nem cair em desespero se fracasso". Com o início da Segunda Guerra Mundial, Gandhi voltou a lutar pela retirada imediata dos britânicos do seu país. Só em 1947 os ingleses reconheceram a independência da Índia. Refletir sobre isso é importante, pois todas as pessoas precisam ser respeitadas! Autor: Viana Visão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!