domingo, 22 de janeiro de 2023

Convivência de avô!

   Viana Visão

Cada avô tem seu jeito próprio de convivência, naturalmente a genética segue o trajeto. Distante ou perto, todos podem participar da criação dos netos reservando os devidos limites. Acho primordial ajudar mãe e pai a transmitir conhecimento entre gerações, essa relação cria memórias que ficam para sempre. Não é fácil apoiar e ajudar os filhos sem oprimi-los, e é preciso levar em conta que eles têm o direito de cometer seus próprios erros para aprender. Ser avô consiste, antes de tudo, em entendimento e muita compreensão, o que necessita de um equilíbrio entre estar disponível quando necessário. Devemos ser útil e solidário dentro das nossas possibilidades, principalmente levando em consideração a idade dos avós. Quando meu neto está em minha casa, sinto-me leve e um observador atento. Eu gostaria de brincar mais, mas a minha saúde tem limites. E hoje desfruto das lembranças que tenho dos meus ancestrais, que faziam brincadeiras incríveis. Avós de diferentes idades têm costumes diferentes, e também relações diferentes com outras gerações dentro do mesmo núcleo familiar, acredito que tudo isto depende exclusivamente da criação familiar. A meu ver o amor verdadeiro e o respeito sempre vão prevalecer! Autor: Viana Visão

Reflexões

Ser avô é desfrutar de um amor natural, é viver de carinho e amizade, é fazer dos netos  uma nova experiência familiar. Espero que minha convivência e idade possam ser úteis a eles com minhas historias e experiências de vida. Espero que a aventura da minha juventude e as longas histórias possa ser divertidas para eles. Espero que os momentos que eu passar ao lado deles, seja cuidando, abraçando, e cheio de esperanças e vontade de viver, para poder estar ao lado deles o maior tempo possível. Segundo a psicóloga Natane Moysés, o fato de ser uma relação sem tantas responsabilidades e com uma maior experiência de vida por parte dos avós proporciona esses momentos especiais. Sendo assim continuarei desfrutando desta oportunidade que a vida me proporciona, ser avô é continuar sendo uma referência na família. Ser avô é ter a certeza que não trabalhei em vão, ser avó é desfrutar do carinho do neto que gosta da casa do vovô, principalmente do jardim e dos presentes! Autor: Viana Visão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!