domingo, 17 de abril de 2022

Serenidade e entendimento!

 Viana Visão

Em mais uma difícil época para humanidade, se faz necessário serenidade, e sobriedade. Todos nós temos sonhos, a realização exige disciplina acima de tudo. Will Durant foi um escritor, historiador e filósofo americano. Esse texto é uma oportuna reflexão. "Se eu fosse rico teria os melhores livros, e me mimaria com edições luminosas aos olhos e suaves ao tato, em papel generosamente opaco, com letras iguais às que os homens desenhavam nos primórdios da impressão. Eu vestiria meus deuses de couro e ouro, e acenderia velas de veneração diante deles à noite, e recitaria seus nomes como se desfiasse as contas de um rosário. Minha biblioteca seria espaçosa, escura e fresca, protegida das visões e dos sons externos, com janelas estreitas se abrindo para campos tranquilos, com cadeiras voluptuosas convidativas à comunhão e ao sonho, com lâmpadas suaves iluminando santuários, aqui e ali, e cobria cada centímetro das paredes com a herança intelectual da nossa raça. E, ali, a qualquer hora, minha mão ou o meu espírito acolheria meus amigos se suas almas estivessem famintas, e suas mãos, limpas". Essa deveria ser a herança saudável, da dignidade humana. Sem misturas, ou duvidas acompanhadas do respeito e da dignidade da existência familiar. A separação gera as duvidas, e as duvidas vem acompanhadas com as desconfianças. E lamentavelmente perder o respeito da saudável convivência que jamais vai existir. A terrível hipocrisia é uma companhia constante que degenera a humanidade! Autor: Viana Visão

Reflexões

j. krishnamurti. Ilumina meu raciocínio de maneira leve. "Cada um procura imortalizar o produto do ambiente. Essa coisa que é o resultado do ambiente, nós a queremos eternizar. Isto é, os diferentes temores, esperanças, anseios, preconceitos, inclinações, que costumamos exaltar e chamar nosso temperamento, essas coisas são, afinal, o produto do ambiente; e esse feixe de lembranças, que é o resultado do ambiente, produto das reações ao ambiente, vai constituir aquele estado consciente que chamamos “eu”. A luta se desenrola, toda ela, entre o resultado do ambiente, com o qual a mente se identifica, tornando-se o “eu”, e o próprio ambiente. O falso forceja por elevar-se ao real, ao eterno. E assim essa busca de imortalidade, esse desejo de certeza e durabilidade, se chama processo evolutivo, processo para alcançar a verdade, ou deus, ou a compreensão da vida. E quem quer que vos ajude nessa busca, quem quer que vos ajude a imortalizar a reação que chamamos “eu”, vós o intitulais o redentor, o salvador, o senhor, o mestre, e seguis o seu sistema. No desejo de imortalizar o que é falso, vós criais religiões, sistemas e divisões sociais, métodos políticos, panaceias econômicas e padrões morais". Aqui está o direito a escolha através da cultura, e da liberdade de escolha as opções pertence a todos! Autor: Viana Visão 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!